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  • Giovanna Melo

Saiba como usar o Pinterest para seu escritório de Arquitetura

Atualizado: Abr 27


O Pinterest tem se tornado uma das maiores ferramentas de busca e segundo seu fundador, Ben Silbermann, a meta para 2020 é que o Pinterest passe a vender diretamente o que seu público busca como inspiração.


  • Afinal, o que é?


A plataforma é uma rede social que possibilita buscar, salvar e compartilhar imagens, que estão sempre linkadas com o site referente.

Os usuários podem se inspirar, criar seus próprios Pins e armazená-los através de pastas temáticas.


  • Sabe aquela referência de projeto que você queria "Favoritar" no navegador? O Pinterest é o espaço digital para isso.



A rede social tem crescido substancialmente e para além de suas funções imagéticas, há também o seu potencial como estratégica de marketing, engajando pessoas, ranqueando no Google e se posicionando de forma presente nesta que é uma rede de influência.


  • Mas como usar para escritórios de Arquitetura?


Muitas empresas tem trabalhado o seu Branding dentro do Pinterest, tonando-se cada vez mais relevantes e expandindo negócios. Na área de arquitetura, as potencialidades são inúmeras quando bem articuladas e monitoradas.


  • Crie uma conta Business.


Neste tipo de perfil, sua empresa terá o e-mail comercial, site e logo de maneira visível. Há também a conexão com outras redes sociais, gerando um tráfego contínuo por plataformas digitais do escritório.


  • Atenção à descrição do perfil


Há poucos caracteres para dissertar sobre o que seu escritório faz, então, planeje com cuidado. Através de um desenho de estratégia de Branding, o texto será elaborado de maneira a dialogar com a voz da marca, dizendo o que se faz mas com a personalidade definida do negócio.


  • Crie pastas otimizadas


As pastas funcionam para direcionar o público para o que eles buscam, organizá-las através de assunto, com textos explicativos, e relacionar suas categorias é um requisito importante para aprimorar a rede.


  • Gere seus Pins


Suba na plataforma as fotos de projetos, os 3D's que sejam graficamente relevantes e exponha as inspirações. Dedique tempo para descrever as imagens, sempre linkando com o site oficial do escritório. Arquitete os títulos, pois estes precisam conter as palavras-chave de cada Pin.


  • Use o Pinterest para promover seu blog


Ter um blog é uma das melhores práticas para educar seu público, mostrar autoridade sobre assuntos relacionados à arquitetura e aparecer organicamente no Google. E para levar o seu público do Pinterest ao Blog, publique imagens interessantes e significativas linkando-os.


  • Acompanhe o tráfego


Criar conteúdo é imprescindível mas junto a esta prática diária, é necessário acompanhar as métricas. O analytics do Pinterest mostra informações preciosas sobre o seu público, como: idade, gênero, local e engajamento destes em sua página. Entender quem está sendo alcançado com o seu trabalho ajuda a alinhar a melhor abordagem para chegar ao seu público-alvo.


  • Faça pastas criativas


Escritórios de arquitetura, por vezes, permanecem na área comum de divulgar incansavelmente fotos dos seus projetos, deixando uma lacuna de criatividade.

Na consultoria de Marketing Digital e Branding, adaptamos o Pinterest para o interesse da marca, produzindo conteúdos relacionados à arquitetura, mas expandindo campos.


Ao final, como toda rede social, é necessário testar cotidianamente o que é melhor para o seu negócio.

Gerando conteúdo, cria-se tráfego e apenas assim, é possível entender as métricas que começarão a surgir. Mas seguindo estas dicas de boas práticas para arquitetos no Pinterest, seu êxito está garantido.


Quer saber mais? Este ano de 2020 estaremos mais juntos, com artigos periódicos com dicas e compartilhamento de conhecimentos sobre Marketing Digital, Diálogos de Afeto e muito mais.

Diga o que achou nos comentários, adoraria saber de você!


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