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  • Giovanna Melo

Comunicação afetiva - O poder da conexão.

Atualizado: Jan 29

A comunicação digital das empresas está se modificando, e muito mais que vender é preciso inspirar.


Os “afetos”, segundo Spinoza, são alterações do corpo que nos fazem agir, por vezes com menos intensidade e outras com mais intensidade. E é neste campo dos afetos que a comunicação das empresas tem investido sua atenção no momento de dialogar com o seus clientes.

Essa noção de afetividade está sendo articulada para criar um fluxo de interação constante, principalmente no campo online dos negócios, pois ao criar esse movimento de identificação com o público, relaciona-se intrinsecamente com as emoções.


  • Assim a mobilizá-los, emocioná-los e fidelizá-los ao que se pretende oferecer, seja um produto, uma causa ou um serviço, passa pelo campo dos afetos.


Na era digital, onde tudo está se automatizando, desenhar a voz pensando em casa persona que se quer atingir estimulando relações de bem-estar, curiosidade, felicidade, conhecimento e outros, agrega valor material e imaterial. Para além dos serviços prestados ou dos produtos comercializados, seu negócio cria laços de afetividade: pessoas querem trabalhar na empresa, compartilham os projetos e feitos, se identificam com o propósito e assim se estabelece uma conexão mais duradoura e complexa do que o simples consumo imediato.


  • A comunicação afetiva posiciona como o contato com o público acontece.


Toda empresa tem uma trajetória, valores e objetivos e a partir destes itens, a comunicação é desenhada e expressada para conectar pessoas, compartilhar ideias e engajar clientes.

O que faz do seu serviço relevante, o que você adiciona para as pessoas e como você conta esse processo? Por mais incrível que seja o seu projeto, o seu serviço e produto, se a comunicação não possibilitar vínculos, os infinitos potenciais desta não foram alcançados.


  • Se posicionar através da comunicação afetiva é multiplicar campos de atuação.


Pessoas possuem trajetórias, valores e objetivos, e o seu público alvo terá estes em comum com sua empresa. Mas se sua comunicação de fato provocar as artimanhas dos afetos, o fluxo de pessoas que se identificarão com o seu trabalho será ilimitado e este é o poder de um diálogo eficiente.

Os campos de atuação da comunicação na era digital são variados e continuam a se expandir. Há plataformas em que imagens e textos se unem para trazer uma mensagem, outras em que vídeos e GIF’s são os espaços de exposição, mas em suma, todos estes são estabelecidos para incentivar as reações sociais. E que tal se apropriar para manifestar o que sua empresa se propõe e estabelecer pontos de encontros duradouros entre clientes e seu negócio?


  • Proporcionar experiências afetivas com a sua marca vai além da comunicação objetiva.


A comunicação vai além da escrita, aqui falo de levar o afeto ao marketing off-line e estender para experiências de marca que arquitetam a estima para com a sua empresa.

Em meu trabalho com a galeria que apresenta o mobiliário moderno e contemporâneo brasileiro para o mercado internacional, estruturamos experiências afetivas de marca, ou seja, proporcionamos ao comprador a vivência do item adquirido. A cada compra, recebe-se junto ao móvel, um booklet com a história do designer, fotos históricas e atuais do objeto e suas informações técnicas. Em conjunto, desenvolvemos uma carta, dedicando ao cliente uma playlist criada para promover um momento com o mobiliário, seja este uma poltrona ou até mesmo uma mesa. Ao final, desenhamos um perfume para identificar a galeria em todos os seus produtos, o cheiro estava em todos os itens.

Em todos estes momentos de marketing off-line, a comunicação afetiva esteve presente, seja na escrita da carta até a playlist estruturada para cada tipologia dos móveis. E o resultado: não tínhamos clientes, tínhamos fãs da galeria, que foi crescendo e se consolidando.

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Gostou? Quer saber mais de comunicação efetiva e como uso em minhas consultorias? Continue me acompanhando nos artigos periódicos com dicas e compartilhamento de conhecimentos sobre Marketing Digital, Diálogos de Afeto e muito mais. E diga o que achou nos comentários, adoraria saber de você!

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