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  • Giovanna Melo

Instagram de Arquitetura: Comece sua presença online agora.


Neste período que vivemos é razoável começar com: Olá, como você está? Espero que bem!

Sim, estamos em meio a uma pandemia global e tudo está meio incerto. Mas uma coisa está clara: O mundo ficou ainda mais digital.


O consumo da internet cresce e a presença online de escritórios que precisam manter os negócios em pé, aumenta. Investir em marketing na internet, em particular, no Instagram se tornou uma ótima estratégia, principalmente neste momento. De um dia para o outro, mais e mais arquitetos fazem lives, criam parcerias em meio ao COVID-19, trazem conteúdos elaborados para o feed do Instagram, fazem correntes e se relacionam com pessoas, mesmo com o distanciamento social. E se o seu escritório quer fazer parte neste movimento sem retorno, aqui vai algumas dicas para começar já, em casa e sem muitos recursos.


  • Abra uma conta comercial


Faça um perfil no Instagram como empresa, assim, é possível ver métricas de engajamento, público, posts mais visitados e outros. No início, estas métricas não farão muito sentido, mas com o tempo, você terá um relatório completo sobre seu público-alvo e seus hábitos, tudo pela própria plataforma.


  • Posicione uma foto de perfil com o logo


O seu logo é único, e precisa ser colocado em evidência. Procure imagens de alta qualidade e suba no perfil para ser identificado facilmente.


  • Pense na Bio


A Biografia, mas conhecida como “Bio”, fica no topo do perfil no aplicativo e lá, você fará uma descrição resumida do seu escritório. Faça por itens, textos corridos não são lidos e você só tem 150 caracteres.

Utilize palavras-chave e responda as seguintes perguntas:

Quem é você? Escritório de arquitetura? Engenharia? Design de interiores? Onde está localizado seu escritório? Tem site? Adicione uma frase que defina seus valores, o que seu escritório acredita ou o quê sua arquitetura provoca. É uma forma de deixar ainda mais único a descrição do perfil e garantir que os seguidores saibam o que esperar do seu trabalho.


  • E se você já possui um perfil pessoal onde você posta alguns projetos?


Separe as contas, pessoal e profissional são para propósitos diferentes e ter o perfil comercial traz mais autoridade e confiança. Você consegue ter duas contas (ou mais) gerenciáveis no Instagram e que pode-se alternar entre elas com muita facilidade.


  • Quer usar os Destaques? Ótima ideia!


Os destaques stories são uma função do Instagram para postar vídeos e fotos de destaque. Para os escritórios, os destaques são estratégicos na comunicação com o público. As mídias postadas nesse modelo podem ser fixadas no perfil do usuário ou desaparecem ao passar 24 horas. Dicas: Utilize para fazer enquetes, entender o que as pessoas querem saber sobre sua empresa, o que elas gostam ou não em seus projetos e muito mais. Mostre sua rotina de trabalho, aquele início de projeto com croquis e referências, poste projetos de outros escritórios que te inspiram, faça parcerias e use a criatividade.

P.S.: Semana que vem falarei sobre ideias de conteúdo para stories de arquitetura, arte e design.


  • Postagens no Feed? Organize-se e crie.


Pense se há projetos para postar e como você organizará uma agenda de postagens. Por aqui, utilizo um cronograma de postagens e um calendário editorial com todas as publicações da semana. Atenção aos horários e dias, mantenha-os fixos após testes de alcance de público.

O Instagram funciona em uma diagramação em tríade, pense sempre como essa tríade ficará exposta. Se há comunicação entre as três imagens e a composição de cores é harmoniosa, poste! Para ajudar a arquitetar como as imagens ficarão, baixe o aplicativo UNUM. Lá você consegue agendar posts e fazer testes de composição do feed. A qualidade das fotos e imagens é importante, afinal, o Instagram é uma plataforma de imagens, então, verifique antes de postar. Faça posts de respiro, com uma frase, um texto, uma chamada para uma publicação em seu blog. Assim, você não sufoca seu público com apenas projetos. Crie textos que evoquem a curiosidade, emoção e o esclarecimento quanto que seu escritório faz e como faz. Não há fotos? Poste 3D’s, o manifesto do escritório, fotos do escritório, da equipe, de uma obra ou até mesmo, frases e dicas.


  • Hashtags, não esqueça delas.


As hashtags são palavras- chave que indexamos no texto ou nos comentários, direcionando o público para publicações com o mesmo tema, assim, quem procurar, por exemplo: #arquitetura também te encontrará. Crie uma hashtag própria com o nome do escritório, ou para cada projeto, estes serão agrupados neste hiperlink chamado hashtag e você terá um espaço só seu nestas buscas. Posicione-as no corpo do texto ou mesmo nos comentários, mas o mais importante é, não esqueça delas. As hashtags podem mudar, testes quais hashtags são estratégicas para você e seu escritório. E use hashtags gerais e específicas, com grande, médio e pequeno alcance.

Como definir minhas hashtags? A cada escritório, as hashtags são diferentes conforme seus objetivos, mas algumas sempre aparecem, como: #arquitetura #escritoriodearquitetura #projetodearquitetura #arquitetos ...

Para definir as hashtags de maneira automática, mas menos personalizada, use o site Tags Finder.

  • Por fim, se relacione!


O Instagram é uma rede de relações e parcerias. Responda aos comentários, tire tempo para falar com o seu público, afinal, é sobre conexões esta rede cheia de possibilidades.


Quer saber mais? Este ano de 2020 estaremos mais juntos, com artigos periódicos com dicas e compartilhamento de conhecimentos sobre Marketing Digital, Diálogos de Afeto e muito mais.

Diga o que achou nos comentários, adoraria saber de você!


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