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  • Giovanna Melo

A importância do Marketing Digital para Arquitetos

Atualizado: Jan 29

O marketing digital é uma forma de arquitetar a presença da sua empresa nas mídias sociais.  


Em minha experiência como arquiteta, passei por escritórios que possuíam uma linguagem arquitetônica bem elaborada, soluções inovadoras e com projetos importantes, seja na área residencial como no varejo, muitos destes projetos tinham impacto direto na vida de um número substancial de pessoas. Mas ao adentrar no mundo digital, o potencial de cada projeto se esvaia, com portfólios não atualizados, mídias sociais pouco convidativas e informações excessivamente técnicas.



Foi então que essa lacuna me chamou a atenção afim de preenchê-la de maneira criativa e possibilitando conexão entre clientes, potenciais clientes e a empresa.


  • Adentrar no campo digital para expandir negócios.


As mídias digitais podem ser exploradas para educar, prospectar e engajar o público, firmando a empresa na era digital e abrindo novas oportunidades.

Os objetivos ao investir no marketing digital podem ser variados: reconhecimento de marca, trazer novos clientes, fidelizá-los, se posicionar como autoridade em um segmento do mercado da arquitetura e etc. Seja estas ou outras as finalidades, o Marketing digital é a prática/planejamento que traz resultados eficientes para a sua empresa.


  • Quantas vezes o cliente não sabe ao certo o que irá receber do seu serviço?


O mercado da Arquitetura é predominantemente visual, a preocupação com imagens de qualidade é importante, mas ao aliar ao conteúdo que conecte o público à história do projeto e ao mesmo tempo, sane dúvidas, pode ser caminho para criar uma presença digital significativa.

As plataformas para articular esta simbiose textual e imagética são variadas, com linguagens que podem variar entre formal ou humorada, depende da voz da sua empresa.


  • A forma e o tom que você articula seu conteúdo é a sua singularidade.


A voz é o posicionamento que seu escritório tem online e offline, ser coerente com a identidade do seu negócio para transmitir de forma fiel a cultura da empresa e a chave para conseguir se destacar no mercado.


  •  Pessoas querem ler histórias reais, se identificar com os sonhos dos seus clientes e se maravilhar com as soluções propostas pela sua empresa.


Contar histórias é outro ponto extremamente importante, assim como quando para criar o projeto, é necessário ouvir as inspirações, aflições e desejos do cliente, o mesmo vale para o momento de apresentá-lo ao público nas plataformas digitais.

Esse trajeto percorrido para chegar ao fim de um projeto é sempre rico, os clientes possuem questões únicas com soluções únicas, e expor esse processo pode ajudar a prospectar clientes que buscam arquitetos e até mesmo aqueles que não sabem que precisam de um.


  • O mercado de arquitetura é competitivo, mas as redes sociais podem ser o seu diferencial.


Investir no Marketing digital é pensar no futuro de seu escritório, há inúmeras formas de se destacar quando o planejamento é estratégico, possui metas e cria conexões entre o mundo online e offline.

Todos os itens destacados aqui são passos que venho articulando ao lado de arquitetos, designers e artistas para firmá-los no futuro, que será online.



Quer saber mais? Este ano de 2020 estaremos mais juntos, com artigos periódicos com dicas e compartilhamento de conhecimentos sobre Marketing Digital, Diálogos de Afeto e muito mais.


Diga o que achou nos comentários, adoraria saber de você!


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